domingo, 30 de novembro de 2008

A TRAJETÓRIA DA COLÔNIA DE PESCADORES

A mais representativa do seguimento em Sergipe faz 97 anos
Por Claudomir Tavares
claudomir@infonet.com.br

Fundada em 30 de novembro de 1911, a Colônia de Pescadores Z – 5 de Pirambu é a mais representativa entidade do seguimento pesqueiro em Sergipe, com um quadro de sócios presente numa base territorial que inclui os municípios de Pirambu, Japaratuba, Carmópolis e parte de Santo Amaro das Brotas e Barra dos Coqueiros. Ao longo da sua existência, a entidade máxima dos pescadores em Sergipe viveu momentos distintos, passando por vários momentos que se completam.

A partir de 1975 tem-se início um processo de organização, quando a entidade que nasceu a partir de uma sugestiva Casa de Comércio tem sua documentação regularizada, passando a documentar em livros, fichas, carteiras e outros procedimentos a vida dos pescadores de Pirambu e região.

Em 1983, a Colônia de Pescadores ganha um “novo” Estatuto, a partir de um modelo imposto pelo Ministério da Agricultura, que controlava as ações das entidades da pesca no Brasil: Colônias, Federações e Confederação Nacional dos Pescadores.

Em 1988 o Brasil ganha uma nova Constituição e com ela a liberdade de organização sindical preconizado pelo Artigo O artigo 8º onde diz que trata exclusivamente das colônias e dos sindicatos de trabalhadores rurais. Diz o inciso I do referido artigo: “a lei não poderá exigir autorização do Estado para a fundação de sindicato, ressalvado o registro no órgão competente, vedadas ao Poder Público a interferência e a intervenção na organização sindical”.

Em 1994 a Colônia de Pescadores de Pirambu ganha um novo Estatuto, se enquadrando no princípio preconizado pela Constituição de 1988, sendo considerado à época o mais avançado entre os documentos das colônias em Sergipe, até porque foi o primeiro elaborado a luz da nova lei.

A Colônia de Pescadores de Pirambu é a mais atuante em Sergipe, estando bem a frente das demais, mais muito aquém das necessidades históricas e imediatas dos pescadores de Pirambu que saíram a frente na organização da categoria em Sergipe, ao propor em 1996 a formação de um sindicato apoiado pela Central Única dos Pescadores.
_____________________________
* Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba e Secretário Geral da Sociedade Sócio-Ambiental do Vale do Japaratuba (SOS Rio japaratuba).

Fontes consultadas:

Arquivo da Colônia de Pescadores Z – 5
Centro de Documentação da Tribuna da Praia

7 comentários:

Anônimo disse...

marabá, pará.o pue a colonia acha da refinaria de petrolio que vai ser estala ai nas redondesas,o jornal ainda nao falou nada.

Anônimo disse...

gostaria de apresentar nossa epresa distribuidora de material para pesca profissional. Somos a PORTO DA PESCA LTDA, estamos no ramo a mais de 35 anos. Temos todo tipo de material para pesca profissional como (espinhel, redes de mono e de multifilamento, lagosta, camarão, atum, etc...). Estamos localizados em Olinda - PE. Fazemos entregas em Sergipe, FONE: (81)3429-4868 OU 3439-3425.

OBRIGADO

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que o senhor acha da in numero 6 do MPA

Jope Viagens e Turismo disse...

Por Favor ajudem os pescadores da Praia do Forte, eles foram intimados a sair até o dia 16 out. da Praia. Uma injustiça já que empreendimentos Luxuosos estão no mesmo lugar.A União faz a Força; é hora de se unirem para ajudar seus amigos.

Cristiane

Unknown disse...

ola! boa tarde, sou do Ceará, nossa região é banhada pelo açude araras e o riacho são francisco e de tantos outros açudes, gostaria de saber como podemos criar nossa colônia, se você puder nos ajudar será muito bem vinda a ajuda!Grato!

Claudia Peukert disse...

A Equimar Equipamentos Maritimos Ind e Com Ltda, localizada em São Paulo atua fortemente no setor de serviços fornecendo buchas/mancais, comandos a distância/manetes, cabos de tração compressão para embarcações de diversos tipos e tamanhos. Acessem o site www.equimar.com.br e confira a nossa linha de produtos. Ficaremos felizes em fornecer nossos produtos aos associados da Z-5.

Anônimo disse...

OLA SOU DE SAUBARA
GOSTARIA DE SABER COMO PODEMOS CRIAR NOSSA COLONIA